O município de Capitão Leônidas Marques recebeu, por meio de uma parceria entre a AMOP e o Itaipu, cinco conjuntos do TIX Letramento, tecnologia assistiva desenvolvida para ampliar o acesso de pessoas com limitações severas ao uso de computadores, tablets e smartphones.
O equipamento consiste em um teclado adaptado que possibilita a interação com dispositivos digitais por meio do olhar ou de pequenos movimentos, atendendo pessoas com condições como paralisia cerebral, acidente vascular cerebral (AVC) e lesões medulares, entre outras situações que comprometem a mobilidade e a comunicação.
Os conjuntos serão destinados às escolas da rede municipal que possuem salas de recursos, ao Centro de Atendimento Especializado (CAE) e à APAE, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais acessíveis e inclusivas.
Além da entrega dos equipamentos, os profissionais da rede municipal de ensino participarão de formação específica para a utilização da tecnologia, garantindo o uso adequado dos recursos no atendimento aos estudantes.
A iniciativa amplia as possibilidades de acesso à comunicação, à aprendizagem e às tecnologias digitais, fortalecendo as ações de inclusão desenvolvidas no município e proporcionando novas oportunidades para os alunos atendidos pelos serviços especializados.
