HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
No ano de 1996, devido à necessidade das mães impossibilitadas de trabalhar por não haver um lugar adequado para deixar seus filhos, resolve-se criar o Centro de Educação Infantil Albina Dallabrida. Sendo o primeiro CMEI a ser criado no município de Capitão Leônidas Marques.
O atendimento deu-se a partir do dia 26 de fevereiro de 1996. O qual é mantido com recursos do município. O nome da instituição foi atribuído em homenagem a pioneira do município a Senhora Albina Dallabrida.
Albina Dallabrida nasceu no município de Ijuí, estado do Rio Grande do Sul, filha de José Bandeira e Barbara Bandeira, descendentes de italianos.
Casou-se aos 18 anos com Pedro Dallabrida na cidade de Ajuricaba, distrito de Ijuí, no dia 11 de junho de 1933. Trabalharam na agricultura. Por volta de 1950 mudaram-se para o município de Tenente Portela, estado do Rio Grande do Sul. O casal teve 18 filhos.
Em 1963, mudou-se para Capitão Leônidas Marques sendo uma das famílias pioneiras do município. A Senhora Albina Dallabrida além de mãe e esposa, gostava de visitar os doentes, participar de movimentos religiosos e ouvir músicas.