Notícia

JANEIRO ROXO

Mês da conscientização sobre a hanseníase

A Campanha “Janeiro Roxo” promove conscientização sobre a hanseníase. Doença curável, mas ainda cercada de estigmas e preconceitos, a hanseníase tem em janeiro um mês dedicado à atenção para o tema e ao esclarecimento sobre sintomas, prevenção e tratamento. 

O que é Hanseníase?

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos. A doença pode acarretar danos irreversíveis caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.

Quais são os principais sinais e sintomas da hanseníase?

Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são:

·         Manchas (brancas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas) e/ou área (s) da pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e frio) e/ou dolorosa (à dor) e/ou tátil (ao tato);

·         Comprometimento do (s) nervo (s) periférico (s) – geralmente espessamento (engrossamento) –, associado a alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas;

·         Áreas com diminuição dos pelos e do suor;

·         Sensação de formigamento e/ou fisgadas, principalmente em mãos e pés;

·         Diminuição ou ausência da sensibilidade e/ou da força muscular na face, e/ou nas mãos e/ou nos pés;

·         Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

Como se transmite a hanseníase?

A hanseníase é transmitida por meio de contato próximo e prolongado com alguém que esteja doente com hanseníase e que NÃO ESTEJA SENDO TRATADO. A bactéria é transmitida pelas vias respiratórias (pelo ar), e não pelos objetos utilizados pelo paciente.

Como é feito o tratamento da hanseníase?

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o tratamento e  acompanhamento dos pacientes em unidades básicas de saúde e em referência, não sendo necessário internação.


Em caso de suspeita, procure um médico para garantir um diagnóstico seguro!

Janeiro Roxo: não descuide da sua saúde! Hanseníase tem cura!

 

Fonte: Ministério da Saúde

11 Janeiro | 2022