Notícia

CAMPANHA MUNICIPAL DE COMBATE ÀS DROGAS

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, promove a campanha municipal de conscientização sobre o sério problema que as drogas representam para a sociedade como um todo e, principalmente, para os jovens. 


Coordenada pelo Centro Municipal de Atenção em Saúde Mental (CMASM), a campanha aborda os perigos e malefícios da dependência química. 


O objetivo é mobilizar o apoio e inspirar a população a atuar de forma integrada no combate às drogas.


O CMASM incentiva a realização do maior número possível de atividades de conscientização em todo o município, reforçando e convidando indivíduos, organizações, o setor público e privado a participarem.



FIQUE POR DENTRO


De acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) estima-se que todo ano 210 milhões de pessoas usam drogas ilícitas, das quais quase 200.000 acabam morrendo. 


O uso e o tráfico de drogas constituem uma ameaça não somente para a saúde, mas também para a estabilidade global e o desenvolvimento socioeconômico em todo o mundo. 


No entanto, apesar dos desafios que as drogas representam, é possível mitigar seu impacto. No campo da prevenção ao uso problemático de drogas, tratamento e atenção aos usuários, o Centro Municipal de Atenção em Saúde Mental, junto com toda a Rede de Atenção e Proteção e organizações da sociedade civil, promove abordagens que potencializam e apoiam as estratégias com base na família e na comunidade. 


As mais exitosas abordagens de prevenção do uso de drogas incluem o papel essencial da família, da escola e da comunidade em geral no fortalecimento de fatores de proteção que garantam uma infância e uma adolescência saudáveis, livres de riscos e que ofereçam meios viáveis e legítimos de subsistência aos adultos.


De forma similar, os métodos mais sustentáveis e bem sucedidos na área de tratamento e atenção aos usuários são aqueles adaptados para as necessidades locais e integrados nos sistemas e serviços locais de saúde. Nas áreas de prevenção do uso problemático de drogas e ao enfrentamento do tráfico ilícito de drogas, as abordagens mais eficazes são as que têm a comunidade e a família juntos.



A FAMÍLIA E A COMUNIDADE PODEM PARTICIPAR E AGIR!


Uma série de possibilidades são possíveis para agir no enfrentamento às drogas. A seguir, deixaremos alguns exemplos sugeridos pelo UNODC do que pode ser feito na sua comunidade: informar-se e compartilhar com outros membros da sua comunidade, estudantes, pais e profissionais informações sobre as drogas e seus efeitos para os indivíduos e a sociedade; envolver as escolas, pais, polícia local, empresas, mídia, comunidades religiosas, profissionais de saúde e sociedade civil nas atividades de conscientização que você conhece e que poderão ajudar nas ações do município sobre o assunto; apoiar ou patrocinar reuniões em centros comunitários e esportivos e outros lugares públicos para conscientizar sobre o impacto das drogas e para promover um estilo de vida saudável; colaborar com os meios de comunicação locais para disseminar a mensagem e divulgar informações. 


É necessária uma rede de informação, tratamento e apoio para ajudar quem está sofrendo com a dependência química e, também, para conscientizar as pessoas sobre o risco que as drogas representam a vida, saúde e bem-estar dos seres humanos. 


Para saber mais, entre em contato com o CMASM pelo telefone (45) 32861474 ou pelo email:[email protected]

07 Julho | 2021
Assessoria de Imprensa