Prefeito investe no diálogo, trabalho e transparência

Os prefeitos que assumiram em 1º de janeiro chegam a cinco meses de gestão administrando muito mais que demandas crescentes e dinheiro escasso no caixa. Eles colocam sua habilidade à prova em um dos períodos mais turbulentos e de maior desconfiança da história política e econômica do País. Em seu terceiro mandato em Capitão Leônidas Marques, Claudio Quadri (PMDB) adotou regras simples, porém fundamentais em uma época de tantas mudanças, vigilância e expectativa por parte das pessoas.

Raras vezes na trajetória nacional uma fatia tão expressiva de brasileiros esteve tão atenta e decidida quanto a novas posturas por parte dos políticos. Empresário e homem público experiente, Quadri adotou diálogo, transparência, trabalho e bom senso para atender aos anseios da comunidade. “Vivemos novos tempos e os políticos, muito mais do que entender isso, precisam praticar a decência que os cidadãos esperam deles”, afirma o peemedebista, que baixou orientações expressas aos secretários e a todos os membros de sua equipe. “Gastar menos do que se arrecada e, com cuidado e profissionalismo, potencializar ao máximo os resultados da aplicação desses recursos que são de todos os contribuintes”.

A divisão de responsabilidades é um conceito relativamente novo no Brasil e que os gestores públicos precisarão levar mais a sério de agora em diante. Entidades organizadas e pessoas querem acompanhar, refletir e contribuir com ideias e soluções para o município. Atento a isso, o prefeito Quadri promove reuniões e conferências na cidade e no interior. A gestão pública foi dividida em eixos e os moradores dão sugestões e fazem considerações que balizam ações, projetos e busca de recursos nas esferas públicas estadual e federal. “Essa soma de forças e de responsabilidades é imprescindível não apenas para avanços, mas para que todos entendem o que é possível fazer com o recurso disponível. E também para que todos conheçam, além dos seus direitos, os seus deveres”.

Com orientação de técnicos da pasta de planejamento, secretários e diretores entendem a melhor forma de organizar as informações e sugestões recebidas durante os encontros com a comunidade. Devido à limitação financeira, há priorização e definição de estratégias de como conseguir mais recursos. “Com clareza e seriedade, todos são informados do que é possível fazer e dos caminhos que serão percorridos para que o máximo de ações possam ser colocadas em prática em benefício da coletividade”, segundo Claudio Quadri. Apesar das dificuldades, o prefeito faz uma análise positiva de seus cinco primeiros meses de governo. “Há avanços e eles serão muito maiores com a participação e a colaboração de todos”.

Otimista sobre o atual momento nacional, com a maior crise ética e econômica do País, Quadri entende que essa é uma oportunidade para mudanças profundas. “É o momento de os políticos e de as pessoas reverem seus conceitos e forma de agir e, com humildade, entender que podem fazer diferente e melhor”. O prefeito afirma que confia no Brasil e na capacidade criativa e de trabalho dos brasileiros. “Se todos estivermos unidos, em um ano será possível reverter indicadores ruins e pessimismo em avanços e resultados consistentes”, afirma prefeito de Capitão Leônidas Marques.

24 Maio | 2017