ATUALIZADO EM 13/08/2018

Leonardo

Prefeitura de Capitão

O QUE É O COMPPUD?
O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas – COMPPUD de Capitão Leônidas Marques/PR, órgão deliberativo, consultivo e de assessoramento, criado pela Lei Municipal 2.055 de 2014 e alterado pelas Leis Municipais nº 2.123 de 2015, Lei nº 2.134 de 2015 e Lei Municipal nº 63 de 2018, tem por fim dedicar-se inteiramente à causa do uso e/ou abuso de drogas, cumprindo-lhe integrar, estimular e coordenar a participação de todas as instituições e entidades municipais, de modo a assegurar a máxima eficácia das ações a serem desenvolvidas no âmbito da redução da demanda de drogas.
Obs: De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) droga ou substância psicoativa é toda substância que, em contato com o organismo, modifica uma ou mais de suas funções, podendo ser lícitas ou ilícitas.

POR QUE EXISTE O COMPPUD?
O aumento progressivo do uso e abuso de drogas tem sido detectado no mundo todo como um problema de saúde pública, muitos dados mostram que o uso e abuso de drogas está relacionado com diversos crimes, acidentes de trânsito, evasão escolar e distúrbios de personalidade. As ações de repressão são necessárias, porém, não são suficientemente eficazes, uma vez que o problema, já disseminado na sociedade, tornou-se uma questão de saúde pública. Através do Conselho, poderão ser efetivadas políticas públicas de prevenção e combate às drogas. A fiscalização destas políticas serão realizadas pelo Conselho periodicamente, bem como sua atuação junto aos diversos setores da comunidade, coordenando as atividades, movimentos comunitários, entidades organizadas, num trabalho em rede, interconselhos, intersecretarias e intersetorial.

OBJETIVOS DO COMPPUD
Ao COMPPUD caberá atuar como órgão coordenador das atividades municipais referente à redução da demanda de drogas, avaliar, periodicamente, a conjuntura municipal, mantendo atualizados o Prefeito Municipal e a Câmara Municipal, quanto ao resultado das ações do Conselho. Além disso, tem a finalidade de contribuir para o aprimoramento dos Sistemas Nacional e Estadual sobre combate e prevenção de Drogas.

CONSELHEIROS COMPPUD CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES/PR
Presidente: João Gustavo StenzowskiInvestigador de Polícia Civil desde 2008; Advogado 2007 a 2008; em Capitão Leônidas Marques desde outubro de 2016 realizou/participou de diversas ações de combate ao Tráfico de Drogas; em abril 2018 organizou com apoio da Delegacia de Polícia Civil e Administração Municipal de Capitão L. Marques o lançamento do movimento TODOS CONTRA A PEDOFILIA, com presença do Promotor de Justiça/MG Dr. Carlos Fortes(Fundador); em 26 de junho organizou juntamente com a Administração Municipal/Secretaria de Assist. Social Palestra voltada a prevenção e combate do uso de drogas entre jovens, alusivo ao “DIA INTERNACIONAL DE COMBATE E PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS.”

MEMBROS SERVIDORES PÚBLICOS
Departamento/Secretaria Titular Suplente
Departamento Jurídico Sélia Pereira da Rocha Henrique João da Cas
Secretaria Municipal de Assistência Social Andressa Amaral Adriely Maria Portes
Secretaria Municipal de Educação Marizete Bonfanti Rosane Dolores Jope Wollmer
Secretaria Municipal de Saúde Rosimary Ykeda Gomes Schulz Soraya Buenos Aires
Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Valmir Lucietto Alter José Ragadali
Secretaria Municipal de Administração Marcia Andreia Ribeiro Parcianello Jane Andreoli Biasuz
Secretaria Municipal de Planejamento Cleuza Maria da Silva Joice Sorok Larsen
Polícia Civil João Gustavo Stenzowski (PRESIDENTE) Thiago da Silva Teixeira
Polícia Militar Cristiano Simões Belino Neomar José Pavan

DEMAIS MEMBROS
Entidade/Instituição Titular Suplente
Associação de Pais, Mestres e Família (APMF) de Instituição de Ensino Médio Neuza Terezinha Gnoatto Jacir José Horn
Associação de Pais, Mestres e Família (APMF) de Instituição de Ensino Fundamental Rosa Maria Dallazen Denise Lima de Andrade
Instituição Não Governamental registrada no Conselho Municipal de Assistência Social - APAE Rosani Maria Castamann Sobottka Bruna Gregolin

Instituição Não Governamental registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - SAMMAR Denise Casola Nascimento Jussara Maria Ferreira Canal
Instituição Não Governamental registrada no Conselho Municipal de Saúde – Fundação Médica Hospitalar Rosani Chiodi Maila Rodrigues Pacidonio Webber
Conselho Tutelar Daiana Vitorino Pedro Grando
Conselho Municipal de Segurança – CONSEG Uziara Chrystiane de Moura Dallazen (SECRETÁRIA EXECUTIVA) Neila Maria Brasil
Associação Comercial - ACICAP Claudio Antonio Angonezi Cogo Diogo Artur Jacobowski
OAB Subsede Local Nerei Alberto Bernardi Diógenes Bergamin dos Santos

AÇÕES REALIZADAS PELO COMPPUD
O COMPPUD de Capitão Leônidas Marques realizou no dia 26 de junho de 2018 uma ação em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cultura. Foi realizada Palestra com o escritor Wemerson Costa e com o ex Secretário de Políticas sobre Drogas de Cascavel, Eugênio Rozetti Filho (Geninho).
A ação teve como objetivo orientação e prevenção a adolescentes do município, bem como para educadores, abrangendo os Distritos do Bom Jesus e Alto Alegre do Iguaçu.

26 DE JUNHO: DIA INTERNACIONAL DA LUTA CONTRA O USO E O TRÁFICO DE DROGAS

HTTP://WWW.BLOG.SAUDE.GOV.BR/35661-DIA-INTERNACIONAL-DE-COMBATE-AS-DROGAS-CERCA-DE-5-DA-POPULACAO-MUNDIAL-USA-DROGAS-ILICITAS.HTML

DENUNCIE
A nossa maior arma contra o tráfico é a comunicação. Denuncie o tráfico e uso de drogas ou outros crimes para a Polícia Militar (190); para o Disque Denúncia (181); Polícia Civil em Capitão Leônidas Marques (45) 3286-1142. Sigilo absoluto.

TRATAMENTO
Centro Municipal de Saúde Mental – Posto de Saúde central.
COMPPUD: comppud18clm@gmail.com